Trabalho Híbrido: você provavelmente já ouviu esse termo várias vezes. O modelo de trabalho que mescla dias no escritório e em casa foi introduzido nas empresas durante a pandemia e logo se tornou preferência entre colaboradores e gestores.
A força da tendência já é perceptível inclusive em pesquisas. Segundo o Índice de Confiança Robert Half, por exemplo, cerca de 57% das empresas brasileiras têm adotado o esquema alternado entre casa e escritório, o que deve permanecer. Aproximadamente 27% dos entrevistados preferem ir ao escritório duas vezes e 29% das pessoas ouvidas acham que três vezes é o ideal.
Essa novidade trouxe também uma série de desafios: Como fica a gestão de espaços e equipes no modelo híbrido? Com a alternância de colaboradores dentro do escritório, qual o jeito mais eficiente de realizar o agendamento de estação de trabalho, salas de reunião e vagas de estacionamento? E como fazer o controle de ocupação para otimização de recursos?
Existem plataformas para o gerenciamento de espaços e equipes, como a WiseOffices, desenvolvidas especificamente para facilitar todo esse processo, auxiliando no planejamento do negócio e na organização da ocupação do escritório, o que contribui para aumentar a satisfação do colaborador e otimizar os custos da empresa.
Pelo sistema integrado, o colaborador reserva sua própria estação de trabalho, acessa a agenda de sala de reunião e ainda garante sua vaga no estacionamento. Toda essa praticidade e autonomia geram economia de tempo, proporcionam mais conforto e permitem ao colaborador maior liberdade sobre sua experiência no local de trabalho.
Quando se trata de garantir a eficiência na utilização do ambiente corporativo, a ferramenta entrega dados reais sobre a capacidade e ociosidade do escritório para que o gestor entenda em detalhes de que forma cada espaço está sendo ocupado. Com as informações do relatório de uso do espaço, é possível avaliar eficiência, custos e realizar mudanças no layout do escritório. Além disso, o gestor consegue gerenciar permissões de uso de espaço individualmente ou por equipe.
Flexibilidade, autonomia e informação são, mais do que nunca, as palavras-chave no gerenciamento de um escritório. E a Wise pode ajudar!