Wiseoffices - Gestão de espaços de trabalho

5 Maneiras da tecnologia impulsionar a produtividade

Não há como negar que a tecnologia tornou nossas vidas muito mais fáceis, especialmente nos ambientes de trabalho. A tecnologia pode automatizar o fluxo de quase todas as funções de uma empresa, como finanças, marketing, operações e gerenciamento de pessoas, transformando tarefas trabalhosas em processos automatizados, o que permite mais produtividade.  

Agendas digitais, aplicativos para reuniões virtuais, software de reserva de salas, gestão comercial e estoque, por exemplo, são algumas das muitas soluções, hoje existentes, que visam simplificar a rotina do dia a dia e melhorar a experiência no local de trabalho. Por exemplo: a tecnologia na comunicação ajuda a manter todos os colaboradores envolvidos informados sobre projetos e iniciativas organizacionais; nos fluxos de trabalho, garantem que equipes alcancem resultados consistentes; no envolvimento, possibilita times mais conectados e motivados.

Como a tecnologia aumenta a produtividade no local de trabalho?

Produtividade vai além de “produzir mais”. Na verdade, é sobre executar tarefas com eficiência, agilidade e qualidade. Para um negócio ser mais produtivo, é preciso considerar estratégias e aplicar a tecnologia para torná-las consistentes. 

À medida que mais e mais equipes fazem a transição para modelos de trabalho híbridos e remotos, trabalhar em “cloud” tem se tornado padrão nos negócios. Uma pesquisa recente do Microsoft Office 365 relatou que 79% dos profissionais experimentaram um aumento na produtividade com o uso de sistemas em nuvem.

Serviço em nuvem nada mais é do que uma aplicação, sistema ou plataforma digital que tem como base o acesso à internet.  E sim, eles estão inseridos no nosso dia a dia, como por exemplo, ouvir música pelo Spotify, ler e-mails pelo Gmail ou mesmo o Drive do Google. Sistemas em nuvem são usados por praticamente todas as pessoas, bem como empresas.

As plataformas digitais são uma maneira fácil e rápida de fazer negócios e facilitar o dia a dia das empresas. Por exemplo, para gestão de projetos e equipes, uma plataforma digital faz toda a diferença na hora de organizar e executar qualquer estratégia. Imagina o gasto de tempo se tudo isso fosse feito de forma manual?

Além disso, o uso da tecnologia automatiza tarefas que antes eram feitas de forma manual, o que reduz significativamente os custos e o tempo gasto. Continue a leitura para conhecer cinco maneiras pelas quais a tecnologia aumenta a produtividade no local de trabalho.

1. Permite uma comunicação mais eficaz
Seja por meio de reuniões ou e-mails, pessoas compartilham pensamentos, ideias e atualizações para manter os projetos em dia, principalmente com a adoção em massa do modelo de trabalho híbrido. Manter todos os colaboradores na mesma página é essencial. 

2. Cria ambientes colaborativos
A tecnologia tornou muito mais fácil conectar e trabalhar em equipe. No mercado, há diversas soluções que permitem que squads discutam, planejem, executem e controlem o trabalho em um só lugar. Quanto menos desencontro de informações, mais as equipes poderão se concentrar em realizar suas tarefas.  Ferramentas de gestão permitem a colaboração com diferentes departamentos, aumentando o engajamento de times.

3.  Possibilita automatizar tarefas manuais e mecânicas
A tecnologia auxilia na execução de rotinas repetitivas, com ferramentas que melhoram a colaboração, a transparência e a flexibilidade.  Essas tarefas, quando feitas de forma manual, levam um longo tempo para serem executadas. Simplificando o processo e os fluxos, ganha-se tempo para focar no que importa, aumentando a produtividade. 

4. Facilita a gestão de tempo, recursos e projetos
Organizar a agenda, conciliar atividades, acompanhar projetos e gerenciar os times é muito mais simples com a implementação de tecnologias. O  uso de ferramentas de gerenciamento de tarefas e de projetos possibilita a verificação do fluxo de trabalho e acompanhamento do que cada colaborador está executando. Além disso, ainda é possível verificar o desempenho de cada um deles e atribuir tarefas e/ou metas específicas para cada membro da equipe, em tempo real. Softwares de gestão também ajudam a identificar prioridades e gargalos, minimizando atrasos e possíveis perdas. 

5. Maior flexibilidade na jornada de trabalho
A tecnologia permite que equipes sejam capazes de trabalhar com eficiência de forma remota ou presencial. Os colaboradores podem enviar e receber informações importantes, entrar em contato com colegas, resolver problemas e realizar outras tarefas necessárias relacionadas ao seu trabalho, mesmo estando a quilômetros de distância. Com o poder cada vez maior da conectividade e velocidade da Internet, apoiado pelas inovações tecnológicas, permitem que colaboradores executem todas as suas tarefas de onde estiverem. Além de autonomia, isso traz mais flexibilidade aos modelos de trabalho e permite que as pessoas conciliem melhor tarefas pessoais e profissionais.

A WiseOffices impulsiona a produtividade na sua empresa
A plataforma da WiseOffices é uma ferramenta inteligente para gerenciar o seu workspace. Seus recursos permitem que os colaboradores: 

  • realizem o apontamento do trabalho remoto
  • reservem mesas e estações de trabalho, salas de reunião e vagas de estacionamento
  • escolham trabalhar de onde se sentem mais produtivos
  • interagir com departamentos diferentes através do hot desking
  • integração dos compromissos e reservas com aplicativos de agendas

Para gestores, é possível gerenciar equipes híbridas, com acompanhamento em tempo real, além de auxiliar no dimensionamento dos espaços, reduzir despesas com manutenção e operação de um escritório.

Como vimos, a tecnologia tornou-se parte essencial no dia a dia de empresas que buscam aperfeiçoar cada vez mais suas entregas e destacar-se dos concorrentes. Se você quer descomplicar seu workplace,  fale com a gente!

Seja produtivo hoje mesmo. Comece sua avaliação gratuita.

Compartilhe nas Redes:

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como a WiseOffices pode ajudar sua empresa!

Tem dúvidas se a WiseOffices é a melhor plataforma de gestão de workplace para sua empresa?

Entre em contato com a WiseOffices.

Preencha os dados para nossa equipe falar com você: