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10 dicas para melhorar a gestão do seu workspace

Como alcançar a maior eficiência e a máxima flexibilidade para o seu workspace? Você, como facility manager ou gestor do espaço de trabalho, deve se perguntar isso diariamente, não é mesmo?

Entretanto, conquistar ambientes cada vez melhores pode ser um desafio para muitas empresas. Afinal, a relação das pessoas com seus espaços de trabalho está em contínua mudança. 

Neste artigo, nós queremos ajudar você a oferecer um local de trabalho cada vez mais eficiente, flexível e agradável de se estar, mas com a maior redução de custos para sua empresa. 

Continue lendo e confira as nossas 10 dicas para melhorar de uma vez por todas o gerenciamento do seu workspace!

1. Avalie seu espaço de trabalho

Para fazer um bom gerenciamento do seu workspace é preciso entendê-lo em detalhes. É necessário conhecer cada detalhe das salas, dos móveis, dos equipamentos e, até mesmo, da infraestrutura física do imóvel. 

Parece simples, mas na prática é algo mais complexo! Por isso, comece fazendo algumas perguntas, como:

  • Qual é o tamanho do espaço, no total?
  • Qual é a capacidade de cada lugar individualmente e a capacidade total de todo o espaço?
  • Qual a função de cada local?
  • Quais tecnologias e recursos cada ambiente precisa?

Todas essas perguntas podem ajudar na tarefa de dimensionar e melhorar o workspace.

2. Pergunte aos seus colaboradores

Como cada colaborador utiliza o espaço? O que eles precisam para fazer a rotina de trabalho ser ainda mais eficiente e confortável?

Antes de tomar qualquer decisão para gerenciar melhor o seu espaço de trabalho, é importante levar em conta que ele precisa ser funcional para os colaboradores. 

Por isso, envie uma pesquisa para entender o que eles precisam e desejam para fazer seus trabalhos com qualidade! Assim, fica muito mais fácil corresponder às suas expectativas.

3. Descreva seus objetivos com o workspace

Agora que você já conhece a fundo o seu escritório, é preciso traçar as metas e os objetivos que você deseja conquistar com ele. 

Por exemplo:

Para workspaces híbridos, o objetivo mais comum é a eficiência do local. Ou seja, reduzir espaços quando há pouca utilização ou dar outras funções a eles. 

Para workspaces em que todos os funcionários trabalham diariamente, um objetivo frequente é elevar a colaboração e a produtividade entre os times. 

4. Comprometa-se com a cultura organizacional

Estudos comprovam que quando colaboradores e empresas têm seus valores alinhados, o trabalho pode ser muito mais produtivo. Logo, preocupar-se com uma boa gestão do espaço de trabalho é fundamental para garantir uma cultura organizacional de qualidade e engajadora. 

Assim, o estilo do seu workspace e as possibilidades de customização devem sempre refletir os valores da empresa para impulsionar o desempenho das suas equipes. 

Garantir o equilíbrio certo entre lugares de concentração e de descompressão ajudam a criar um time sólido, unido e com boas relações interpessoais. Tudo isso auxilia a criar uma comunidade cada vez mais engajada no trabalho! 

5. Dê flexibilidade aos seus colaboradores

Os colaboradores que trabalham no escritório esperam, sempre, mais do seu próprio ambiente de trabalho. Por isso, nada melhor do que levar mais flexibilidade para suas rotinas de trabalho.

Onde sentar, onde trabalhar, com quem colaborar… Dar esse poder de escolha aos colaboradores é fundamental para fazer uma gestão de workplace ainda melhor! E a WiseOffices pode ser a melhor solução para ajudar a sua empresa nesse momento!

6. Ofereça novas possibilidades de conexão

Nós, humanos, somos seres sociáveis e precisamos de interações no ambiente de trabalho também! Por isso, uma das maneiras de melhorar a gestão do seu workspace é construir espaços que possibilitem as pessoas se conectarem e se comunicarem. 

7. Envolva seus funcionários na tomada de decisão

Os colaboradores da sua empresa são as pessoas que mais sentirão qualquer mudança no workspace. Por isso, mais do que nunca, é fundamental ouvi-los sobre como eles acreditam que o ambiente de trabalho deve funcionar.

Assim, você, gestor, conquista novos insights e entende as necessidades de cada um. Basta adaptar todas as ideias às suas necessidades para entregar um ambiente cada vez melhor gerenciado e otimizado!

8. Inclua o hot desking na rotina dos seus colaboradores

Aplicar o hot desking no seu escritório é uma maneira de levar ainda mais flexibilidade para o seu ambiente de trabalho. 

Além disso, essa é uma ótima alternativa para melhorar ainda mais a experiência dos times no escritório, já que cada pessoa escolhe de onde irá trabalhar todos os dias. 

Saiba mais: O que é hot desking? Descubra por que a sua empresa precisa investir nisso hoje!

Com a função de reservar espaços de trabalho e fazer check-in por QR Code, a WiseOffices é a ferramenta ideal para contribuir com a flexibilidade do seu ambiente de trabalho!

9. Adote uma abordagem interativa

Para projetar e oferecer um local de trabalho onde as pessoas desejam estar, é muito importante disponibilizar abordagens diferenciadas aos colaboradores. Assim, a nossa nona dica para melhorar a gestão do seu workplace é criar experiências interativas. Como?

Mapeie seus ambientes e ofereça uma visão panorâmica do escritório. Dessa maneira, fica mais fácil localizar colegas, identificar espaços vagos, procurar por salas e muito mais! 

A WiseOffices é a solução inteligente que você precisa para levar ainda mais interatividade aos funcionários por meio de mapas 3D de todo o seu escritório. 

10. Implemente a tecnologia certa para uma gestão eficiente do escritório!

Construir e moldar um workspace que atenda todas as necessidades do seu negócio não é uma tarefa simples. Entretanto, para melhorar essa gestão, é muito importante contar com a ajuda da tecnologia.

A WiseOffices é a plataforma completa para melhorar a gestão do seu workspace. Por meio dela é possível reservar qualquer tipo de espaço de trabalho, monitorar o uso dos espaços, criar ambientes flexíveis, tomar decisões estratégicas e reduzir os custos imobiliários.


Os melhores espaços não são construídos por acidente. Eles são pensados e otimizados constantemente para atender às necessidades de todos. E a WiseOffices pode ajudar você nesta tarefa.

Fale com a nossa equipe, melhore a eficiência do seu local de trabalho e aproveite ao máximo cada metro quadrado do seu espaço! 

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