O novo ano chegou e uma pergunta continua sendo o assunto de conversas, pesquisas e reuniões: presencial, remoto ou híbrido? Para tentar entender melhor esse cenário, a Cushman & Wakefield, empresa global de serviços imobiliários comerciais, realizou no Brasil, entre outubro e novembro de 2022, uma pesquisa com 154 líderes de grandes empresas.
O estudo obteve resultados interessantes e destacamos aqui alguns:
O modelo de trabalho híbrido é uma tendência definitiva para 75% das empresas
De acordo com o levantamento, 75% das empresas adotarão o modelo de trabalho híbrido como definitivo. O trabalho presencial três vezes por semana lidera o ranking, com 41,3%, seguido por duas vezes na semana com 36,5%. Entre os respondentes, 13,4% afirmam ir quatro vezes ao escritório e 8,6% frequentam o presencial uma vez por semana.
Antes da pandemia, 58,7% das empresas não adotavam o modelo de trabalho híbrido.
Para 15,4% o modelo híbrido era algo em estudo, mas não definido. Já 20,3% disseram que a empresa adotava o modelo parcialmente, valendo apenas para alguns cargos e alguns dias da semana. Apenas em uma minoria dos casos (5,6%) a empresa já adotava o modelo totalmente, isto é, para diversos cargos e em diversos dias da semana.
A avaliação do modelo híbrido é positiva para mais de 95% das empresas
42,3% dos gestores que participaram desta pesquisa enxergam o modelo híbrido como totalmente positivo e 52,9% veem mais pontos positivos do que negativos nesse modelo. Apenas 4,8% percebem mais desvantagens do que benefícios no formato híbrido.
O trabalho presencial continua sendo uma opção que agrada 54% dos tomadores de decisão
Embora o modelo de trabalho híbrido seja o preferido e o mais bem avaliado pelos gestores, o trabalho presencial continua agradando 54% dos tomadores de decisão. Neste universo, 41,4% entendem que trabalhar no ambiente corporativo tem mais pontos positivos do que negativos e 12,9% consideram o presencial totalmente positivo.
E agora?
Os dados dessa pesquisa ajudam a formar um panorama sobre o mercado, mas atenção: não existe regra nem fórmula! Se você tem uma empresa e está em dúvida sobre qual formato de trabalho implementar, um bom primeiro passo é consultar os seus colaboradores. Entender as opiniões, expectativas e preferências dos profissionais sempre traz insights valiosos para a gestão. Além disso, também é possível fazer períodos de teste e analisar os resultados das equipes atuando em determinado modelo.
A WiseOffices te ajuda a reorganizar o espaço de trabalho da sua empresa de acordo com a modalidade escolhida, trazendo conforto, economia e praticidade. Conte com a gente!