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Cultura de bem-estar na empresa: o que é e como criar

A pandemia de Covid-19 colocou em evidência questões de saúde mental que afetam um número significativo de profissionais. Mesmo antes dessa crise sanitária, o estresse sempre foi um dos problemas mais comuns no universo corporativo. Uma pesquisa da International Stress Management Association publicada em 2019, por exemplo, aponta que 72% dos brasileiros ativos no mercado de trabalho sofrem de estresse e, desse total, 32% possuem síndrome de burnout.

O que é a cultura do bem-estar?

Quando uma empresa adota a cultura do bem-estar, significa que um dos seus pilares centrais é a atenção e o cuidado com a saúde física e emocional das pessoas. A cultura do bem-estar foca em criar um ambiente de trabalho agradável, saudável e feliz, o que reflete diretamente na performance e nos resultados.

Enxergar os colaboradores e o bem-estar deles como parte fundamental e estratégica do negócio é o pontapé inicial. Saiba quais outros passos fazem parte dessa transformação:

Mapeamento das necessidades

Não existe fórmula mágica! O que funciona com um grupo de colaboradores, em uma empresa, pode não funcionar na sua realidade. É preciso começar o processo com um bom diagnóstico, ouvindo os colaboradores por meio de pesquisas e entendendo quais são os pontos de melhoria. O mapeamento das necessidades e demandas dos profissionais permite planejar e executar iniciativas que fazem sentido para o grupo.

Conscientização das lideranças

Quando o assunto está relacionado à cultura organizacional, os líderes têm papel fundamental; nesse caso específico, eles precisam ser os maiores apoiadores e defensores do programa de bem-estar. Uma liderança consciente é aquela que deixa de lado antigos padrões e comportamentos prejudiciais, compreende plenamente seu papel na promoção de um ambiente saudável e incentiva a participação dos colaboradores nos programas criados.

Comunicação clara e acolhedora

Uma comunicação transparente, empática e acolhedora faz toda a diferença. De forma geral, a comunicação ajuda a diminuir a ansiedade e insegurança do colaborador, à medida em que ele se sente parte da empresa e sabe o que está acontecendo dentro dela. A implementação de uma cultura de bem-estar também passa pela comunicação, no sentido de apresentar as iniciativas, gerar engajamento e garantir o alinhamento dos envolvidos.

Desenvolvimento e reconhecimento do colaborador

Uma forma importante de garantir o bem-estar do colaborador é dar a ele oportunidades de participação, desenvolvimento e crescimento na empresa. Seja com mentorias, cursos, palestras ou premiações, é essencial que o profissional se sinta valorizado e reconhecido. Quando isso acontece de forma contínua e consistente, a autoestima e autoconfiança dos colaboradores é potencializada.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O equilíbrio entre as tarefas pessoais e profissionais é um desafio antigo. Cabe à empresa buscar formas de facilitar esse equilíbrio na vida dos seus colaboradores. Pode ser, por exemplo, a personalização dos benefícios corporativos, permitindo ao profissional escolher aqueles que funcionam melhor no seu cenário familiar. Outra possibilidade é a flexibilidade de horários e formatos de trabalho (remoto ou presencial), que otimiza o tempo e a rotina do profissional.

Agora, você já sabe um pouco melhor o que é a cultura de bem-estar e como é possível fazer essa transformação dentro da organização. 

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