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10 coisas que seu colaborador espera da sua empresa

Quando você contrata alguém, você espera que essa pessoa preencha uma série de requisitos que considera essenciais para a função. Mas saiba que o lado oposto também existe: colaboradores também possuem uma série de expectativas para com o local de trabalho. Mais que o pagamento, eles também esperam encontrar uma empresa cujos valores estão alinhados com o seu, se o ambiente pode proporcionar uma boa experiência, entre outros aspectos, principalmente após as recentes mudanças comportamentais.

Empresas que tendem a se destacar no cenário futuro são aquelas que consideram os colaboradores como seus principais ativos. Essa visão,  aliada à tecnologia, se faz necessária para competir no futuro do trabalho e reter os melhores talentos.

A Experiência do Colaborador

A experiência do funcionário inclui desde a liderança até sua integração e crescimento. Colaboradores querem transparência dos empregadores e fácil acesso às informações em todos os tipos de ambiente de trabalho. Para ter sucesso no mercado, as empresas devem oferecer culturas organizacionais atraentes, tecnologia avançada, comunicação, remuneração competitiva com benefícios e responsabilidade baseada na produtividade.

Continue a leitura abaixo e confira quais são as principais expectativas que seus colaboradores esperam dos seus locais de trabalho.

  1. Ambiente de trabalho e cultura positivos

A cultura de uma empresa é a personalidade de uma empresa e tem um impacto abrangente em toda a organização. Colaboradores valorizam a cultura porque querem se sentir conectados a um propósito e participar de algo maior do que eles.Quando a cultura de uma empresa é forte, eles tendem a dar o melhor de si para promover os objetivos gerais da organização.

Um ambiente de trabalho positivo, amigável e receptivo também influencia a motivação das equipes, afinal, ninguém quer sair de casa para trabalhar em um lugar desagradável. 

2. Reconhecimento
Colaboradores buscam reconhecimento pelo trabalho que realizam. Valorizar esse esforço pode aumentar a satisfação dos funcionários.

3. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Um dos maiores desafios que os funcionários enfrentam é conciliar as responsabilidades pessoais e familiares com suas tarefas de trabalho. Estimulados pelo isolamento forçado, eles tiveram mais tempo para pensar em suas carreiras, satisfação na vida profissional e objetivos de longo prazo. Quando essas necessidades não são atendidas, é bem comum que colaboradores procurem outros cargos que atinjam essas expectativas. 

4. Flexibilidade 

A flexibilidade é um fator chave: a maioria dos funcionários escolherá um trabalho com base nisso. É claro que é necessário padronizar um horário de expediente, mas se os projetos estão em dia, não há porque abrir mão disso. A flexibilidade no trabalho se traduz em menos estresse e mais produtividade. Orientadas pelo modelo mais comum pós-pandemia, a jornada híbrida se tornou uma opção eficaz no futuro do trabalho.

5. Respeito e Confiança 

Respeito e confiança são aspectos mais valorizados pelos colaboradores. A falta deles pode trazer um alto nível de desengajamento e desmotivação. 

6. Autonomia
A maioria dos colaboradores deseja ter o controle de seu trabalho. Eles querem ser capazes de decidir quando, onde e como as tarefas serão feitas. É claro que é preciso um certo controle para saber o que está acontecendo em sua empresa, mas para isso, basta aplicar um controle interno de gestão e atribuir tarefas claras, com prazos e objetivos claros.

7. Ferramentas certas

Lembre-se de fornecer as ferramentas essenciais para que seus colaboradores executem suas tarefas. Da automação aos aplicativos colaborativos, há muito o que você pode oferecer para otimizar e aprimorar seu trabalho. 

8 . Oportunidades de crescimento

Todo colaborador deseja crescer dentro da empresa e assumir mais responsabilidades. Se eles se sentirem bem com o que estão fazendo e enxergarem as possibilidades, a rotatividade diminui. Caso contrário, é só uma questão de tempo até que comecem a ficar entediados e frustrados.

9. Transparência E Comunicação
Colaboradores só investem no trabalho que realizam quando estão cientes dos objetivos. No cenário de trabalho moderno, eles buscam uma política de portas abertas, em que os líderes apontem o que está indo bem e o que precisa ser melhorado.   

10. Feedback
Todo colaborador espera que o feedback seja dado para melhorar seu desempenho. Para eles, é imperativo para o seu crescimento e compreensão do trabalho. A falta de feedback pode ser traduzida como falha de comunicação e gerar insatisfação dos membros da equipe. 

Como a WiseOffices pode ajudar a sua empresa?

Agora, mais do que nunca, o foco na cultura da empresa, no engajamento dos funcionários, no fortalecimento da comunicação, na adaptação ao trabalho remoto ou híbrido e na incorporação de tecnologia avançada é fundamental para o sucesso da empresa.

A WiseOffices é uma plataforma inteligente para a gestão e controle do ambiente de trabalho da sua empresa, facilitando a rotina dos colaboradores. Simples e intuitiva de usar, ela reúne diversas funcionalidades para sua equipe como reserva e agendamento de salas de reunião – com invites integrados às agendas nativas, reserva de vagas de estacionamento, escolha de mesas e estações de trabalho, além da folha de ponto on-line, em que o colaborador aponta os dias em que estará trabalhando de forma remota ou presencial. 

O uso da plataforma traz muito mais flexibilidade e autonomia aos times, que podem trabalhar de onde se sentem mais confortáveis e produtivos. Isso também reforça os vínculos entre as equipes e proporciona uma experiência de trabalho totalmente diferente, criando uma cultura organizacional positiva e um espaço muito mais colaborativo.

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